Terças - das 21 às 23h com Valdemar Engroff e Luigi Cerbaro
Sábados - 8h30 às 10h30min com Valdemar Engroff

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

UMA VEZ ESCOTEIRO, SEMPRE ESCOTEIRO


No dia 4 de novembro e o Dia do Escoteiro, que tem como padroeiro o grande São Jorge da Capadócia, que também é padroeiro da cavalaria. Há mais de 100 anos o general inglês e maçom Baden Powell, iniciou a maior fraternidade entre jovens do planeta, o escotismo e foi sagrado seu chefe mundial em 1920.

Hoje há milhões de jovens no mundo ostentando o uniforme e as insígnias desse movimento e no meu tempo eu fui um desse e sou, porque uma vez escoteiro, sempre escoteiro.

Lembro que há poucos anos quando estive na China e passeando pelas ruas de Hong Kong, num sábado depois do almoço num shopping, me deparei com dois meninos uniformizados indo para a reunião me olhando, em função das minhas pilchas de lenço vermelho ao pescoço. Quando nos cruzamos fiz posição de sentido e comprimentei-os escoteiramente, com a continência dos três dedos e na palavra – Sempre Alerta, eles responderam o sinal, sorriram e se foram olhando para traz, certamente se perguntando: De onde será que veio esse escoteiro da roupa esquisita? 

Mais recente em New York, também pilchados, depois de ter desfilado pelo Brasil na parada cívica das nações com Adelar Bertussi e Alceu Barbosa Velho, (prefeito eleito de Caxias do Sul), retornei para assistir os outros países e apreciar culturas diferentes.

Quando passava a representação do Vietnã, um dos seus representantes vinha marchando uniformizado de chefe escoteiro, também minhas pilchas chamarão a atenção daquele escoteiro, quando repeti a sena de Hong Kong e ele sorridente, veio até mim e nos comprimentamos no aperto de mão de escoteiro e nos abraçamos fraternalmente.

Só nesses dois exemplos da para todos entenderem a importância dessa instituição que semeia virtude e paz no mundo, na trilha da grande verdade divina de que todos somos irmãos, que devemos respeitar o próximo como si mesmo.

Então agora como escoteiro do grupo Caio Viana Martins, infelizmente extinto, que atuava no Colégio União em Uruguaiana, onde fui iniciado – aos 6 anos como lobinho e depois dos 11 anos como escoteiro júnior e aos 15 anos como escoteiro sênior, onde com muita honra fui monitor da Patrulha Tigre, assim, para homenagear todos escoteiros e escoteiras do mundo e em especial aos que nos lêem, bem como para os que não entendem porque o ser escoteiro é diferente dos demais? Refaço a nossa promessa dizendo: PROMETO PELA MINHA HONRA FAZER O MELHOR POSSÍVEL PARA: CUMPRIR MEU DEVER PARA COM DEUS E MINHA PÁTRIA, AJUDAR O PRÓXIMO EM TODA E QUALQUER OCASIÃO E OBEDECER A LEI DO ESCOTEIRO. Que diz: O Escoteiro tem uma só palavra; Sua honra vale mais do que a sua própria vida; É leal; Está sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação; É amigo de todos e irmão dos demais escoteiros; É cortês; É bom para os animais e as plantas; É obediente e disciplinado; É alegre e sorri nas dificuldades; É econômico e respeita o bem alheio; É limpo de corpo e alma.

Para pensar: Que bom que todas as pessoas agissem como por promessa e lei deve agir um escoteiro de verdade.  A

TENÇÃO: Adquira nossa AGENDA GAÚCHA 2012 / peça também o CD – DOROTÉO FAGUNDES – 25 ANOS DE GAUCHISMO – Vol. 1, a venda na CAMPESINA – Feira Permanente de Produtos Regionais Gaúchos / fone 51-3212.2731 – ou por e-mail tarca@tarca.com.br. Até a próxima edição; domingo prosearemos, das 6 às 9 horas da manhã, no Programa Galpão do Nativismo da RÁDIO GAÚCHA – AM; e no Programa Gauchesco & Brasileiro em mais 60 emissoras de rádio na Região Sul do Brasil. Apoio: PLANALTO – Transportando Cultura.
Obs. Esta matéria também está na internet nas páginas:
http://www.tarca.com.br/ 
http://www.buenas.com.br/;  
http://www.cybergalpao.com.br/;
http://www.chasquepampeano.com.br/  
http://www.jornalabcreporter.com.br/   
www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito
http://www.ocariucho.com.br/;
http://www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com/ 
http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/ 

CONTATE conosco > fones (51) 3499-2439(51) 3499.-2473. Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS - BR / E-mail > tarca@tarca.com.br;  http://www.tarca.com.br/.

 Fonte! Coluna Regionalismo por Dorotéo Fagundes de Abreu, do dia 06 de novembro de 2012.


.......................

Vamos utilizar este chasque no MOMENTO DA CULTURA REGIONAL do Programa Gritos do Quero-Quero do dia 10 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário