Terças - das 21 às 23h com Valdemar Engroff e Luigi Cerbaro
Sábados - 8h30 às 10h30min com Valdemar Engroff

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Programa Show da Comunidade! Quadro O Bolso da Bombacha 012!

Este é o 12º  chasque O Bolso da Bombacha, aqui no programa Show da Comunidade e outros programas da grade da Rádio Acácia FM – a Primeira de Alvorada.
Crédito! www.guaposecia.com.br

O nosso linguajar é o tradicional gauchês, o mesmo que usamos no nosso sítio sobre finanças - O Bolso da Bombacha. É como se estivéssemos ao pé do fogo de chão, tomando um mate ou escutando uma milonga ou então, apreciando o dedilhar de uma cordiona.    

E a nossa charla de hoje, foi publicada no sítio O Bolso da Bombacha, no dia 14 de novembro de 2011, de nossa autoria, como segue.....:

Atitude 51! Chimarrão e volante.... COMBINAM


Podes beber antes de dirigir....
Bueno! Boleio a perna novamente aqui no galpão, com uma prosa ao sabor de um bom chimarrão, pois o último chasque intitulado"Atitude" é da longínqua data de 23 de julho do corrente ano.

Primeiramente, e sempre em primeiro lugar, devemos priorizar a nossa atividade profissional e foi o que fazemos. Em segundo lugar, o Sítio do Gaúcho Taura (http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/) teve prioridades que atendemos, devido aos festejos farroupilhas no mês de setembro, onde entramos outubro adentro....

Bueno! Sempre tive receios de pegar a estrada nos feriados prolongados, seja qual fosse a época do ano, mesmo nos tempos que eu dependia dos ônibus para ir pro meu pago querido, a cidade de Cerro Largo, nas região das Missões do Rio Grande do Sul, ou, pra região serrana do nosso Estado, pra cidade de Casca, pago da esposa, nas imediações de Passo Fundo ou outras cidades, outras querências.

 
Um chasque que deve ser levado a sério. Crédito: publicado no sítio http://www.motordream.uol.com.br/
Foi uma época que os veículos eram poucos, assim como os acidentes.... Mas com a "multiplicação" das corporações-fabricantes de veículos no Brasil, os recordes de produção são batidos ano-a-ano, fazendo com que as vias das nossas cidades estejam, muitas vezes em qualquer hora do dia "atopetadas" de veículos, com congestionamentos enormes.

Sabemos que muitos veículos que rodam por aí, são adquiridos pela facilidade do crédito e consequente falta de educação financeira. Muitos dos que rodam por aí tem um carnê no bolso da bombacha, com parcelas que podem somar 48, 60, 72 ou até 84 meses, ou seja, para um veículo, que chamo como "uma segunda família" devido às despesas que ele produz... Muitas pessoas que possuem um carro "turbinado", poderoso, potente, muitas vezes não tem condições financeiras de andar por aí com um pequeno carro popular, no entanto, compram por muito dinheiro um falso status, que o suposto carro turbinado dá....

E com o advento da "multiplicação" de veículos em nossas cidades, lamentavelmente continuamos a assistir em horários nobres, publicidade de bebidas alcoólicas, em especial, a cerveja, seguida "a rodo" com a expressão "beba com moderação" ou "se beber não dirija", ou ainda "venda proibida para menores".

Não sou abstêmio total. Bebo com moderação. Mas sou responsável, pois comigo sempre anda um familiar (esposa e/ou filhas). Mas com o advento da LEI SECA (que vai mudar e ficar bem mais rigorosa), ABOLI O ÁLCOOL toda vez que eu tiver que pegar no volante. Faço isso, conforme a lei seca prevê, no mínimo doze horas antes de dirigir.

Tomando chimarrão tu evitas muitas vezes acidentes
como este.... Crédito: sítio http://infalcool.blogspot.com/
Por isso, quando vou num fandango, em Alvorada ou na região metropolitana de Porto Alegre, sempre vou munido com os avios do mate: erva-mate de qualidade, cuia, bomba, e duas garrafas térmicas de água quente. EU VOU PROS FANDANGOS MOVIDO À CHIMARRÃO. No entanto, sabemos que muitos vão, movidos pelo álcool.

Por isso, quando movidos pelo álcool, o cidadão irresponsável contribui para o aumento do número de acidentes, número de mortes brutais, número de aleijados, número aposentadorias por invalidez, etc... E isto gera um alto custo para a sociedade. Mas o custo maior e irreparável é o de ver famílias desfeitas por acidentes de trânsito.

Bueno! Muito já foi escrito sobre a não combinação da bebida alcoólica x direção. Cito e te recomendo para dares uma camperiada no Sítio INFOÁLCOOL, que tem como objetivo informar aos internautas sobre o álcool na vida do jovem e os efeitos do mesmo na vida do ser humano. No blog contém informações e links para ajudar a população a ter conhecimento e onde e quando buscar ajuda. O sítio foi construído por alunos de uma escola de segundo grau. Para acessar basta abrir as cancelas clicando em http://www.infoalcool.blogspot.com/

E se tu és um dependente, procure a unidade dos Alcoólicos Anônimos mais próximo do teu rancho. Ou então abra as cancelas do sítio clicando em http://www.alcoolicosanonimos.org.br/.

Reafirmamos: CHIMARRÃO COMBINA COM VOLANTE. PODES BEBER À VONTADE ANTES DE DIRIGIR....!

Mas, lamentavelmente ainda lemos chasques como este do sítio do jornal Correio do Povo de Porto Alegre....: http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=360052, onde o destaque é para as pessoas que bebem e dirigem, onde na operação Viagem Segura, em novembro de 2011, foram autuados 204 motoristas alcoolizados.... pessoas que podem se ferir, se matar, e o pior de tudo, matar inocentes em brutais acidentes de trânsito. 

Baita abraço

Valdemar Engroff - o gaúcho taura!


.................................

Nosso comentário!

O chasque acima é de 2011, mas pouca coisa mudou de lá para cá, pois a publicidade das cervejas em horário nobre, na TV, concorre cabeça com cabeça com a dos veículos automores. Então, mesmo que isso não combine, ambos andam juntos nos intervalos comerciais dos badalados programas televisivos, como as novelas e os jogos de futebol.

Somente no feriadão de carnaval, no nosso Rio Grande do Sul, foram 19 vítimas fatais nas nossas estradas estaduais, federais e vicinais. No feriadão da Páscoa, segundo o Detran RS, foram abordados 3.870 condutores, sendo registradas 73 infrações por consumo de álcool e dirigir e 143 infrações onde os condutores se negarem a fazer os testes de bafômetro.

Baita e cinchado Abraço   

Bueno! Eu sou o tradicionalista Valdemar Engroff, e este é o 12º chasque sobre O Bolso da Bombacha aqui no Show da Comunidade da Rádio Acácia FM, a primeira de Alvorada.

 
Este chasque publicamos no nosso sítio sobre finanças pessoais em tom gauchesco - O Bolso da Bombacha e também postamos no sítio do Programa Gritos do Quero Quero. Abra as porteiras clicando em www.programagritosdoqueroquero.blogspot.com.

Visite o primeiro e provavelmente o único sítio sobre finanças com abordagem gauchesca, O Bolso da Bombacha, clicando em www.obolsodabombacha.blogspot.com.