Terças - das 21 às 23h com Valdemar Engroff e Luigi Cerbaro
Sábados - 8h30 às 10h30min com Valdemar Engroff

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada (RS) 07.07.17

Marta Machado
A solidariedade tradicionalista que brota da alma

         Dia 24 de junho foi uma noite especial, com a solidariedade saindo dos ranchos, das casas, com alimentos, roupas, calçados, cobertores e até colchões. Era o fandango da solidariedade, uma iniciativa não pioneira quando falamos de Marta Machado, Grupo Marca de Campo (e seus fãs e amigos), Grupo Moda Antiga (e seus fãs e amigos), CTG Gildo de Freitas e dezenas de outros tradicionalistas.
         A noite foi memorável e os atingidos pelas chuvas de maio de junho foram beneficiados com as doações de mais de 400 kg de alimentos não perecíveis e mais de dois metros cúbicos de roupas, calçados, cobertores, etc, deixando abarrotados dois veículos da Defesa Civil. Nossos agradecimentos a mais um gesto solidário a este grupo de tradicionalistas citados e o CTG do Parque dos Maias – Porto Alegre.

CTG Amaranto Pereira

         Teremos nesta sexta-feira dia 07 de julho o jantar da invernada mirim. Contatos com a Carla pelo fone 984.665.768. E sábado, dia 08, teremos o fandango de formatura, que será animado pelo Grupo Mas Tchê. Uma parceria do CTG com a Academia Alma Gaúcha. Contatos coms os instrutores Machado e Libra pelo fone 998.425.633. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve. 

CTG Chilena de Prata

O CTG Chilena de Prata convida as entidades tradicionalistas coirmãs da nossa cidade e de toda a região para participar nos dias 07, 08 e 09 de Julho de 2017, do 13º Tilintar das Chilenas Artístico e Cultural. Contatos e informações pelo telefone: 51-997554269 com a Patroa Reovane ou pelo fone (51) 98933-8695 (também watchêsapp) com Giulia. O CTG fica na Rua José do Patrocínio, 235, no Jardim Porto Alegre.

Piquete Pé de Amigo
          O Piquete Pé de Amigo vai realizar o seu primeiro grande fandango no dia 08 de julho e terá na animação o Grupo Pealo Campeiro. O evento será no galpão do CTG Sentinelas do Pago. Contatos com o Telmo pelo fone (51) 993.855.623. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina, em Alvorada.

CTG Amanhecer na Querência

         O CTG Amanhecer na Querência programou para o dia 08 de julho o baile da cuca e linguiça, que será animado pelo Grupo Estação musical. Contatos pelo fone 995.402.910. O CTG fica na Rua Tramandaí, 76, no Jardim Alvorada.

Fase Regional do ENART

Teremos neste final de semana, a fase regional do Enart da Primeira Região Tradicionalista, no Clube do Professor Gaúcho / CTG Laço da Querência. No sábado, dia 08 de julho, teremos: às 9h, intérprete solista vocal masculino (após, o feminino). Ao meio-dia, abertura oficial do evento. Na parte da tarde, causo, declamação masculino (e após o feminino). No domingo às 9h, danças gaúchas de salão e após, chula. Em relação à modalidade Danças Tradicionais, este ano não será realizado a eliminatória, estando os grupos inscritos classificados para a fase inter-regional, pois tivemos inscrição de grupos na quantidade inferior ao mínimo para a classificação à próxima fase, nas Forças A e B. O evento será realizado na Av. Guaíba, 12.060, Ipanema, em Porto Alegre.

CTG Bento Gonçalves da Silva

         A patronagem e o Departamento Cultural do CTG Bento Gonçalves da Silva programaram uma palestra cultural que será realizada no dia 18 de julho, terça-feira em seu galpão, que será proferida pelo ex peão farroupilha da Primeira Região Tradicionalsta Renan Marques, que vai abordar “A Ciranda Cultural de Prendas e o Entrevero Cultural de Peões”, a partir das 20h30,min. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada. 

Valdemar Engroff